Paisagem Visual e Sonora.


Aldévio Música - MIDI Files:
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Biografia

Aljunior (Aldévio), um experimentador de Música, em um dado momento de sua vida ficou fascinado pela Música (de Vangelis) & Imagem da série de TV Cosmos, de Carl Sagan, bem como os Megaconcertos de Jean Michel Jarre, as suas principais influências. Iniciou sua pesquisa propriamente dita em 1988, com a compra de seu primeiro teclado musical eletrônico, um SK-8 da Casio. Ele tentava tocar as Melodias envolventes desses artistas, e isto significava uma espécie de domínio e desafio. Com o passar do tempo, após esse seu "domínio" inicial, sua sensibilidade musical estava começando a perceber uma "sonoridade" acompanhando a melodia. Ele leu uma vez : "o acorde veste a melodia, e existe uma ciência cujo propósito é o de construí-los e relacioná-los ". A partir daí ele decidiu estudar Harmonia por conta própria. Decidiu então ir até uma Livraria Musical e pedir ajuda a um Vendedor que lhe indicou um Livro Básico de Harmonia o qual ensinava a construir e relacionar os acordes mais simples, dizia o livro : "…Você conserva o som comum e aproxima as outras vozes…", "…Acorde é a combinação simultânea de três ou mais sons, no geral , a 1ª 3ª 5ª de um baixo fundamental …" . E aquilo que mais ou menos ele "percebia" inconscientemente, começou a se estruturar, provocando uma certa expansão da sua consciência. Uma nova sonoridade revelava-se para ele, e que talvez de nova ela não tivesse nada, pois essa sonoridade já se encontrava presente nas obras dos seus artistas preferidos. Essa sonoridade o acompanhava o tempo todo, sem que ele a percebesse efetivamente. Mas ele se sentia incompleto, porque em algumas vezes, na construção imediata de um acorde maior em posição de 1ª 3ª 5ª , talvez por impulso, ele deslocava a terça meio tom acima. Ele obtinha como resultado, um novo colorido, não o da tradicional superposição de terças, mas um colorido caracterizado por uma nota "estranha": uma "4ª" que "aparecia" e o fascinava. Ele procurou por exaustivas vezes em outros Livros Tradicionais de Harmonia, e nada encontrou, até que ele achou um livro maravilhoso, "Armonia del Siglo Vinte", de Vincent Persichetti, e lá estavam essas notas "estranhas" nos tradicionais acordes por terças. A disposição de 1ª , 4ª , 5ª , era na verdade a primeira inversão desse "procurado" acorde. Eram os "Acordes por Quartas". Ele não entendia porque esses acordes, por soar tão bem a ele, não eram tratados nos livros tradicionais. Sabe-se que deve ser evitado, na "Harmonia Tradicional", mesclar harmonia por 3ªs com 4ªs, mas em algum momento ele leu nesse livro que isso era aceitável. O resultado dessa e de outras experiências, de uma maneira geral, você poderá conferir em suas músicas. Outros detalhes serão ditos, com muito prazer, mais adiante …

Aljunior é natural de São Paulo, tendo nascido em 1 de outubro de 1971.


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Parte II. Alguns anos depois de 1988, em 1993, ele adquire dois teclados maiores e com mais recursos: um Casio CT 700 Arranjador, que lhe serviu com uma ampla série de possibilidades musicais, e um Casio HZ 600 Sintetizador, pouco explorado por ele, mas que lhe servia com os seus sons interessantes. Mas haviam certas dificuldades no registro de suas ideias, pois ele necessitava de uma partitura musical com mais de duas Claves. Então, sendo ele pragmático, sentiu a necessidade de adquirir um gravador analógico multipista de 4 canais, mas acabou não o adquirindo, pois o equipamento era para ele "limitado" e o seu "custo" não lhe trazia o benefício necessário: era muito trabalhoso fazer a gravação de 10 pistas em um aparelho de 4 pistas! Isso perdurou por alguns anos, até que em 1998, ele descobre algo relativamente "barato" e com "muitas possibilidades" de registro e edição musicais, uma SoundBlaster AWE 64 Gold e um software sequenciador Cakewalk Express 6.0 Gold, ambos vendidos pela Creative Labs em conjunto, nas lojas de equipamentos para Informática. Mas ele não utilizava esse novo equipamento para a gravação propriamente dita do som dos seus teclados, e sim para transcrever os arranjos contidos no Casio CT 700 para o Software Cakewalk: "ele tinha a intenção de registrar as suas criações no formato MIDI, para que todos tivessem acesso as suas criações, e também prevendo e querendo que os seus arquivos pudessem lhe servir por muitos e muitos anos. Isso durou por um certo tempo, e num dado momento, não se tratava mais da transcrição dos arranjos dos seus teclados musicais, mas também da edição de arranjos que ele imaginava… e até os dias de hoje, isso é o coração do seu trabalho".

Veja mais em:

https://www.youtube.com/@Ald%C3%A9vio

https://radioequinoxe.com/

https://www.last.fm/pt/music/Aljunior

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Meu trabalho em Óptica Astronômica:


SpinCorr - Corretor Semi-Apocromático para um Telescópio Refrator Acromático(click!).

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